De volta ao mundo Apple

| 3 minutes read

Apesar de ter dito diversas vezes: Apple nunca mais, dois meses atrás eu voltei a usar um Mac. Até então eu tinha decidido me desfazer de todos os dispositivos Apple que eu tinha (dei meu Macbook Pro e meu iPod para minha esposa) e buscado outras alternativas como Android, Linux e Windows.
Eu me saí muito bem durante este período, principalmente com a plataforma Windows, como pode ser visto no entanto durante este período o trabalho que eu realizava era em sua maior parte realizada na plataforma da Microsoft, então eu não sentia tantas dificuldades de adaptação eu até comecei a escrever um livro sobre isso e espero termina-lo em breve.

Bom, acontece que recentemente eu comecei a mudar um pouco o meu foco, agora eu sou autônomo, consultor independente (de fato) e estou trabalhando com parceiros bem bacanas (como a Coderockr e PS5) em diversos projetos interessantes onde o Windows não se encaixa muito bem, na verdade, é possível sim usar o Windows no dia-a-dia destes projetos, mas, usar um ambiente *nix tornam as coisas bem mais simples.

Alguém pode me perguntar: Mas então por que não o Linux?

Respondo: Eu comprei meu primeiro Macbook Pro em 2009, usei ele freneticamente até final de 2012 quando me deu aquela paranóia de não usar mais nada da Apple, então eu comprei um notebook Asus bem parrudo (que 10 meses depois deu problema e muita dor de cabeça), depois que este Asus deu problema, eu comprei um ultrabook Dell também parrudinho e usei ele por mais ou menos um ano e pouco até que ele começou a sentar.

Sem falar que eu apanhei como um condenado para encontrar drivers para meus notebooks, inclusive encontrei bugs e reportei para a canonical.

Nesse meio tempo aquele Macbook que eu dei pra minha esposa depois de ter explorado até as entranhas dele, estava lá rodando firme e forte mesmo eventualmente passando nas mãos das minhas crianças para jogarem Minecraft em rede (Quem conhece meus filhos sabe que eles são destruidores de dispositivos e hardware em geral).

Foi aí que eu decidi fazer meu dinheiro valer a pena e voltar ao mundo Apple apesar da sua política de obsolescência programada e a tentativa de amarrar os seus usuários a ela de todas as formas possíveis, neste caso a Microsoft está seguindo a mesma linha de tornar os seus usuários dependentes de sua plataforma.

PS: Estou até usando um iPhone agora

Resumindo: Sem contar o sistema operacional que é muito bom para o que eu preciso, o hardware da Apple é o que me trouxe até hoje o melhor custo-benefício e mesmo que um dia eu precise usar windows em meu dia-a-dia novamente valerá a pena, neste caso é só usar o Bootcamp (linux eu não sei como faz, mas sei que dá).

Portanto, não estranhem se em breve surgirem posts do tipo Meu ambiente no mac, a propósito, uso até hoje o Textmate, será que sou um dos últimos dos moicanos?

← Informação importante | Música para trabalhar em um domingo preguiçoso →