Lehitraot Guterman
| 2 minutes read
Marcos Guterman é editor do estadao.com.br e ele tinha um blog no portal do estadão que era um dos mais movimentados. O blog dele normalmente tratava de questões política internacional e história normalmente relacionadas ao oriente-médio, porém, sem pender para lado algum. Em muitos casos ele trazia informações que nada tinham a ver com os conflitos que são comuns naquela região.
Um blog tão movimentado atrai espécimes indesejáveis e isso não foi diferente no blog dele. Era comum pessoas escondidas sob a anonimidade que a internet proporciona postarem comentários no blog dele o ofendendo com textos anti-semitas somente porque ele é judeu. Foram raros os casos em que alguém discutia os posts dele com argumentos plausíveis, eu vi uma vez, uma pessoa de origem muçulmana, discutindo com ele a respeito do que estava escrito, de maneira civilizada, sem problemas, mas a grande maioria pregava o fim dos judeus e do estado de Israel. Um anti-semitismo ridículo, porém eficaz.
Entre outros motivos para fechar o blog, ele disse o seguinte:
Infelizmente, por causa do meu sobrenome e da minha religião, muitas
pessoas apareceram por aqui para ofender os judeus, mentir sobre o
Holocausto e desejar o fim do Estado de Israel. Agüentei o quanto pude,
mas, em nome da memória de meus avós, decidi que já tive o bastante.
O melhor é ele se resguardar mesmo. Seu blog era um referencial, porém, acredito que a maioria das pessoas que liam seus posts entenderão.
Então, Lehitraot Guterman.