Migrando para o Atom

| 5 minutes read

Na primeira vez em que tive um Mac, um dos primeiros softwares que comprei foi o Textmate.

Na época ele era o editor de textos predileto dos desenvolvedores e realmente ele era muito bom, tão bom que eu ainda usava ele até o início desta semana, quando eu passei a ter alguns problemas principalmente com bundles dele como o de ctags e quando eu busquei solução para eles eu percebi que muitos dos bundles que eu usava, hoje não possuem mais suporte porque os autores deixaram de usar o Textmate.

É compreensível, afinal de contas o desenvolvimento do Textmate ficou estagnado e nesse meio tempo surgiram outros editores excelentes como por exemplo o Sublime Text para suprir as necessidades dos usuários e com isso muitos desenvolvedores de bundles acabaram migrando de plataforma também.

Para ter uma idéia, tem bundle que não sofre atualizações a 4, 5 anos…

Eu pessoalmente gostaria de ter tempo de adotar alguns projetos desses bundles e continuar mantendo, mas é bem difícil fazer isso principalmente porque a base de usuários já não compensa tanto o esforço, um exemplo disso é que eu pedi ajuda na lista de usuários do Textmate com um problema que eu tive e simplesmente não tive resposta, o que demonstra que apesar de tudo, apesar de ser uma excelente plataforma, o Textmate é um projeto em fase terminal.

Na verdade eu até tentei resolver o problema do bundle do Ctags mas não consegui porque uma das dependências do projeto estava em formato binário e apesar de ser um bundle open-source, os fontes para este binário, que é parte crucial do bundle, estavam indisponíveis.

Atom

Apesar de meu primeiro contato com o Atom não ter sido agradável, eu resolvi dar uma nova chance a ele, me lembro que a impressão que tive quando o usei pela primeira vez era a de que ele era um mastodonte de tão lento e tinha um tracking code do analytics embutido que me incomodava, mas, hoje a situação é bem diferente.

Eu instalei alguns plugins os quais listarei a seguir que me auxiliam bastante no dia-a-dia:

  • Sublime-Style-Column-Selection

Basicamente, o package “Sublime-Style-Column-Selection” permite fazer seleção em colunas igual no Sublime Text, essa pelo menos é a descrição do pacote, mas se levarmos em conta que o Sublime copiou o Textmate, ele implementa a seleção em colunas do Textmate no Atom. Recomendo.

  • atom-beautify

Dá uma ajeitada em código que ficou com indentação bagunçada, o que é muito comum quando trabalhamos em código legado.

  • atom-fuzzy-grep

Busca por arquivos usando ferramentas como grep, ack, etc. Por padrão, quando é detectado que está sendo usado o Git, ele usa o git grep.

  • autocomplete-ctags

Utiliza os índices gerados pelo ctag para fazer autocomplete.

  • autocomplete-php

O nome já é auto-explicativo.

  • ctags-status

Mostra na barra do rodapé detalhes do símbolo em questão, por exemplo: “Tal método
é de tal Classe”.

  • git-diff-details
  • merge-conflicts

Git Diff e Merge usando o Atom.

  • git-plus

Permite executar comandos do Git de dentro do Atom.

  • jekyll

Disponibiliza comandos para usar o Jekyll de dentro do Atom.

  • linter
  • linter-php

Checa em tempo de digitação se há erro na sintaxe do código.

  • markdown-writer

Melhora o suporte ao Markdown do Atom.

Além dos packages que ele já tem, o visual dele é bem melhor, a quantidade de temas disponíveis é muito grande e sinceramente, é agradavel trabalhar usando uma ferramenta tão bonita:).

O que eu sinto falta

  • rmate

No textmate nós temos o rmate, que é um script ruby que permite editar arquivos remotos via SSH, localmente no Textmate. É uma mão na roda, mas eu acho que consigo conviver sem isso.

  • Blogging

Apesar de não estar usando mais wordpress, este era um bundle excelente que permitir blogar no wordpress e outros mecanismos de blogging, usando somente o Textmate. Não uso mais para meu site pessoal, mas tenho clientes que usam e ele me quebrava um galho, mas como no exemplo anterior, eu consigo viver sem isso.

Por que não usar o Sublime Text?

Simples, apesar se ele ser excelente, afinal é uma cópia turbinada do Textmate, ele vai, em minha opinião, sofrer do mesmo mal que o Textmate e pelos mesmos motivos: O desenvolvimento dele é artesanal, está na mão de poucos desenvolvedores, o código é fechado e por isso a evolução da plataforma é lenta.

Por mais que ele seja bom, vai chegar uma hora em que os usuários vão sentir falta de algumas funcionalidades e buscarão outras alternativas.

Alguns desses usuários, da mesma forma como eu fiz com o Textmate, ficarão com ele até não terem mais escolha e se obrigarão a escolher outra opção e quando o(s) dono(s) do Sublime Text perceberem que estão perdendo sua base de usuários e tentarem reverter a situação e tornarem o projeto open-source, será tarde demais.

Posso estar errado, mas o cenário é o mesmo e tem todos os requisitos para que a história se repita.

Considerações finais

O Atom ainda tem deficiências, ele é mais lento que o Sublime e Textmate, ele as vezes ainda sofre alguns crashes, mas pelo que tenho usado eu estou gostando e se levarmos em consideração que ele já é open-source, a comunidade dele é grande e ativa, ele é mantido por uma grande empresa (Github) e players do mercado do status do Facebook estão o utilizando, é provável que com o passar do tempo ele melhore (óbvio) e se torne um padrão de mercado.

Estou apostando nisso, posso estar errado como estive quando apostei no Textmate, pois pensei que ele duraria muito mais do que ele durou, mas hoje ele é um zumbi que a qualquer momento tomará o tiro de misericórdia na cabeça, é triste dizer isso, mas é a verdade e tudo indica que o Atom, se continuar recebendo o apoio que recebe tanto da comunidade quanto do Github, terá muito tempo de vida.

Enquanto isso vou ficando com o Atom, por enquanto a lua de mel está indo a todo vapor e espero que continue assim.

Você tem alguma preferência a respeito de editores? Deixe seu comentário.

← Configurando um repositório privado usando Composer e Satis | Atom e PHP: Em busca da configuração perfeita →