Não execute comandos a esmo. Escreva-os.
| 1 minute read
Eu sempre fui um cara afobado, então sempre quando precisava executar um comando em um servidor por exemplo, eu simplesmente o executava e se alguns dias, semanas ou meses depois eu precisasse executa-lo novamente eu me pegava tentando me lembrar como que tinha feito da outra vez.
Quem nunca passou por isso?
Então já tem algum tempo, eu adotei o seguinte lema:
Não simplesmente execute comandos. Escreva-os.
Isso mesmo: Sempre que preciso executar um comando SQL, independente de qual seja, um comando bash em um servidor ou até mesmo comandos repetitivos de backup entre outros, eu o escrevo antes, guardo o script, comando, etc., em um local apropriado e somente então eu o executo e se eu precisar executar um comando desses novamente, basta encontrar o documento onde eu o anotei e então executa-lo novamente.
Ultimamente eu tenho adotado essa estratégia para tudo: SQL, Bash, Powershell, Puppet, Scripts PHP, e o que mais eu precisar e tem funcionado bem. Tão bem que decidi então escrever esse post.
Alguns destes scripts eu já havia disponibilizado no Github, outros ainda não, mas, com o tempo eu irei disponibilizar trechos de código que são úteis para mim e que podem ser úteis para outras pessoas.
Até a próxima.