Novo blog
| 3 minutes read
Olá, bem vindo ao meu novo blog.
Eu estou abandonando o meu projeto dangolino, a partir desse post o meu blog voltará a ser baseado no bom e velho wordpress e tentarei enumerar os motivos logo abaixo:
Falta de tempo
Quando eu iniciei o projeto do dangolino, eu tinha tempo disponível e queria trabalhar em algo que pudesse usar no meu dia-a-dia, objetivo este que foi atendido, pois o dangolino me serviu por mais de um ano, sem problemas e sem precisar adicionar funcionalidade alguma a ele neste período. O projeto é estável.
Entretanto, hoje eu estou com algumas idéias borbulhando em minha cabeça, quero colocar em prática alguns projetos e para que o dangolino pudesse atender às necessidades destes projetos eu teria que disponibilizar muito esforço e tempo nele, tempo este que não possuo atualmente, por isso resolvi congelar o projeto até segunda ordem e voltar ao WordPress.
Eu já tenho um site que se chama GetOnCode e ele já usa wordpress, então foi mais simples para manter a uniformidade entre meus projetos escolher o wordpress em detrimento de modificar o dangolino para isso.
Habilidade de publicar via dispositivos móveis
O Dangolino é um projeto que obrigatoriamente exige o uso de desktop, pois ele roda em linha de comando para fazer a geração dos arquivos HTML estáticos.
Eu poderia instalar ele em meu servidor e acessa-lo usando algum emulador de terminal no celular ou tablet, mas essa opção não me agrada muito por diversos motivos e novamente, neste caso para que o dangolino atendesse a esta necessidade ele precisaria ser modificado, talvez criando um serviço Rest ou algo assim, mas novamente, quero concentrar meus esforços em outras coisas neste momento.
Mas tinha que ser WordPress mesmo?
É isso, hoje o wordpress é a melhor opção para o que preciso, eu dei uma olhada no Jekyll, no Octopress mas aparentemente eu teria com eles, muitas das limitações que eu teria com o dangolino, por isso os descartei.
Para não perder o costume adquirido com o dangolino, eu instalei o plugin WP_Markdown para editar o meu conteúdo com a sintaxe Markdown.
E o conteúdo antigo?
Quando eu escrevi o dangolino, eu me preocupei com a importação no sentido WordPress -> Dangolino e não com o contrário, sendo assim, como não quero nesse momento fazer o exportador do dangolino para WordPress, eu deixei o conteúdo antigo onde ele estava e estou publicando este blog separadamente, de qualquer maneira, todos os posts antigos estarão disponíveis no mesmo domínio.
Se algum dia eu tiver tempo de novo, eu posso voltar a usar o dangolino, daí a importação deste novo blog para ele será bem tranquila.