Quer ser um bom programador? Dica #1

| 2 minutes read

Uma das primeiras dicas que dou quando alguém me pergunta o que é necessário para ser um bom programador, será também a primeira de uma série de posts que farei a respeito deste assunto.

Dica #1: Conheça a plataforma que você usa para trabalhar.

Para ilustrar a minha idéia, usarei como exemplo a linguagem PHP, mas a dica pode ser considerada para qualquer ou pelo menos a maioria das linguagens.

Independente de qual linguagem você usa, procure entender como a plataforma necessária para que ela rode funciona e faça isso antes de usar instaladores que facilitem esta tarefa, como por exemplo: Zend Server, Xampp, Wampserver, Mamp, etc.

O Entendimento do ambiente onde suas aplicações são executadas é fundamental.
Se você usa Windows, aprenda como instalar o Apache, PHP, extensões,
composer, IIS, MySQL, PostgreSQL, MongoDB e qualquer outra tecnologia que você precise usar profissionalmente.

Se você usa Linux ou Unix, aprenda a compilar tudo que você precisa antes de usar pacotes pré-compilados ou pacotes deb, rpm, etc.

O ideal mesmo é que um programador seja capaz de usar qualquer plataforma para fazer seu trabalho, seja ela Microsoft ou unix-like, portanto, se você usa Windows, aprenda a configurar seu ambiente nele e depois use uma máquina virtual com um sistema operacional unix-like como laboratório para aprender a fazer o mesmo nele e vice-versa caso você use um sistema unix-like.

Não seja apenas mais um codeiro, popularmente conhecidos como sobrinhos. Seja profissional.

← Não execute comandos a esmo. Escreva-os. | Quer ser um bom programador? Dica #2 →