Vale a pena desenvolver um framework caseiro ultimamente?
| 2 minutes read
É fato que atualmente os desenvolvedores PHP estão bem servidos de frameworks, mas mesmo assim, alguns desenvolvedores insistem em suas idéias caseiras. Será que isso vale a pena? Desperdiçar tempo reinventando a roda?
Em todos estes anos que atuo com desenvolvimento eu aprendi que não se deve reinventar a roda, principalmente depois do Buzz da OO e por isso, felizmente a quase dois anos eu deixei meu framework caseiro de lado pelos seguintes motivos:
As funcionalidades que eu precisava implementar já existiam em outros frameworks As funcionalidades que eu já havia implementado também existiam em outros frameworks Os frameworks que tinham uma comunidade em sua volta, possuiam uma qualidade de código superior ao meu (pelo menos na teoria), pois, haviam muito mais olhos o observando enquanto o meu framework só tinha os meus.
Veja bem, meu framework era bom e me atendia, só que o tempo que eu utilizava para aprimora-lo corrigindo bugs ou adicionando novas funcionalidades, poderia ser gasto implementando regras de negócios dos sistemas dos meus clientes. Ou seja, eu daria ao meu cliente um produto com mais qualidade pois o framework usado como base seria um framework de mercado, com uma grande comunidade ao seu redor, amplamente testado e os meus esforços estariam concentrados em desenvolver o que o meu cliente precisava em menor tempo.
Um argumento que já utilizaram para validar a implementação de um framework próprio foi o de que o framework teria particularidades diretas ao negócio em que estava envolvido. O pessoal desenvolveu um framework que já cria as interfaces e etc de acordo com a template da empresa. :-/ Isso não seria possível criando uma estrutura particular baseada em um framework já existente? Claro que sim.
A empresa ainda ganharia tempo em dois aspectos:
Na hora de selecionar novos profissionais, pois colocaria o conhecimento no framework que eles adotaram como pré-requisito. Contratando pessoas com prévio conhecimento no framework adotado pela empresa, eles ganhariam tempo no treinamento que seria necessário para que o profissional se habituasse com o framework da empresa.
Como eu disse no início deste post, nós estamos bem servidos de frameworks para desenvolvimento com PHP. Nós temos o Zend Framework, o Symfony, o Cake e o Code Igniter somente para citar alguns, então não justifica gastar tempo em mais frameworks caseiros. Não é melhor gastar seus esforços e tempo adicionando funcionalidades a um framework já existente?
Deixe seu comentário.
Abraço.