Vale a pena tirar certificacoes?

| 4 minutes read

Não é de hoje que este é um dos maiores questionamentos de quem trabalha na área de desenvolvimento de software principalmente entre os programadores então estou escrevendo este post para tentar expôr a minha opinião sobre o assunto.

Eu sou meio suspeito para falar sobre isso pois possuo todas as certificações da Zend e pretendo em breve tirar uma certificação Sun Java e outra Microsoft, é isso aí, o lance é ser fluente em várias linguagens… :-)

Bem, eu dividirei o texto em pequenos tópicos para facilitar a leitura.

Vamos lá!

Reconhecimento profissional e distinção

As empresas e as pessoas em sua volta irão saber que você é um profissional dedicado, estudioso e que está sempre em busca de desafios (um exame de certificação é sempre um desafio).

Tudo que te ajuda a se tornar um bom profissional e ter seu curriculum enriquecido é válido, sejam as certificações, participação em projetos open-source, graduação, pós-graduação e etc.

Realização Pessoal

O Profissional ao passar no exame obtém um sentimento de autoconfiança, realização e dever cumprido que o acompanhará para sempre e o ajudará a ter determinação para superar outros desafios.

Portas são abertas em processos seletivos

Você terá destaque nos processos de seleção em que você participar pois as certificações são um diferencial.

Existem ótimos profissionais no mercado que ainda não são certificados mas normalmente as pessoas que fazem o recrutamento não conhece cada candidato pessoalmente e com isso um curriculum de uma pessoa certificada certamente terá mais peso nessa etapa.

Resumindo: Para a empresa é bom porque ela sabe que a pessoa certificada pode não ser um supra-sumo naquilo que se propõe mas pelo menos não é nenhum aventureiro com curriculum turbinado tentando a sorte em uma nova empresa, ou seja, o recrutador sabe que o profissional certificado tem conhecimento para preencher a vaga e para o profissional é bom porque as oportunidades aumentam.

Mas lembre-se: a certificação abre portas, porém, quem vai garantir a porta aberta será o seu profissionalismo, competência e habilidades.

Aumento de Salário

Uma pessoa certificada provavelmente poderá solicitar à empresa em que trabalha um aumento no salário pois agora que ele está certificado outras empresas provavelmente se interessão mais pelos seus serviços profissionais, ou seja, ou você recebe aumento na empresa que está trabalhando ou outra empresa te faz uma proposta melhor.

Obviamente isso não é uma regra, mas falando por mim e por outras pessoas que conheço isso foi uma bela realidade. :-)

Conhecimento é poder

Durante o período de estudos para a certificação o profissional obtém conhecimento e isso é fato. Normalmente ao estudar para uma certificação nós lemos livros apropriados para isso que normalmente são escritos por profissionais de alto-nível e sempre existe alguma coisa a qual nós havíamos esquecido ou não sabíamos seja por não usar tal recurso constantemente ou por desconhecer tal recurso e implementar de outra forma, assim, detalhes importantes e interessantes (e as vezes nem tanto) são aprendidos durante esse processo.

As Certificações da Zend

A Zend possui duas certificações: a ZCE PHP 5 que certifica profissionais em PHP 5 e a ZCE ZF que certifica o profissional no Zend Framework.

Existem pessoas que não fizeram a prova (se fizeram reprovaram e guardaram como segredo para si) e normalmente a criticam dizendo que são decorebas e com questões imbecis. Eu posso responder a essas pessoas somente baseado em minha experiência nos dois exames e eu posso caçar algumas bruxas apenas com duas afirmações:

As questões não são decorebas e a experiência e conhecimento do assunto são essenciais Existem questões onde são exigidos nomes de funções (digitados mesmo) porém, a ordem de parâmetros não é cobrada. Isso seria burrice da Zend. Os exames da Zend são elaborados por profissionais respeitados no mercado, você acha realmente que eles iriam se ‘queimar’ fazendo questões estúpidas para a prova?

Se você for ao site da Zend, poderá encontrar na página de cada certificação (PHP 5 e Zend Framework) a informação relacionada aos Advisory Board respectivos e nela se encontram os nomes dos sujeitos que elaboraram as questões, sendo assim eu repito a pergunta: Seriam eles tolos o suficiente para criarem questões tão estúpidas assim?

Veja alguns nomes no Advisory Board da Certificação PHP 5 e alguns nomes no Advisory Board da certificação de Zend Framework.

Outros nomes importantes do PHP já contribuiram na elaboração das questões da prova da certificação PHP 4, incluindo o estimado Derick Rethans.

Considerações Finais

A decisão em tirar ou não a certificação é sua, escrevi este post porque sempre me perguntam sobre as certificações PHP e então resolvi escrever um texto um pouco mais abrangente.

Se ainda tem dúvidas, pergunte para quem já se certificou e decida-se pois o tempo não pára.

← Slides da Palestra sobre Zend Framework no PHPSC Conf | Profiling de banco de dados com Zend_Db_Profiler e Firebug →